“2016 foi o ano de aposta no mercado japonês, e 2017 será um ano de consolidação estratégica (em mercados como a Colômbia, Chile e Peru, ao fim de três anos) e de preparação para a entrada em novos mercados (EUA em 2018)”.

A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) anunciou hoje que mais de 200 empresas portuguesas de calçado vão participar num programa de ações promocionais em pelo menos 16 países, apostando na consolidação das vendas no mercado colombiano, chileno e peruano e como forma de preparação para a entrada no mercado dos EUA.

O plano promocional deste setor para o novo ano que começou integra a “estratégia de internacionalização de longa duração” que a associação crê estar no “crescimento contínuo das exportações setoriais nos últimos anos, tendo 2016 sido o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas de calçado português no exterior”, segundo a agência Lusa divulgada pelos meios de comunicação.

A associação salienta que 2016 foi o ano em que começou a aposta no mercado japonês, e que “2017 será simultaneamente um ano de consolidação estratégica (em mercados como a Colômbia, Chile e Peru, ao fim de três anos) e de preparação para a entrada em novos mercados (EUA em 2018)”.

Esta abordagem traduz a crescente preocupação de “presença cada vez mais concertada em espaços extracomunitários”.

O programa de ações promocionais arranca já neste mês com a participação de 70 empresas nacionais, em que a primeira a acontecer será a feira bianual Expo Riva, em Itália.

Portugal exporta anualmente 98% da sua produção de calçado, o que representa 70 milhões de pares, para 152 países abrangendo todos os cinco continentes.

Segundo dados da associação, desde o lançamento da campanha ‘Portuguese Shoes’ as exportações portuguesas cresceram mais de 55%, o equivalente a 1.900 milhões de euros.

Fonte: Jornal Económico

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