Na eleição anual da lista dos mais ricos do mundo, a revista Forbes colocou o milionário Alwaleed bin Talal em 26º lugar. O príncipe saudita não gostou e cortou relações com a revista, por considerar que a sua fortuna foi subvalorizada em 9,6 mil milhões de dólares. Criticando os métodos de eleição, Alwaleed disse que a revista “parece apostada em desvalorizar os investidores do médio oriente”. 

Com investimentos em empresas como a News Corp., Twitter e no hotel londino Savoy, o príncipe diz que a sua fortuna, de 29,6 mil milhões de dólares, deveria valer-lhe o 10º lugar na lista dos mais ricos do mundo.

Em comunicado, o magnata garante que vai deixar de colaborar com a revista mas vai participar no índice dos mais ricos compilados pela rival Bloomberg, que este ano o colocou no lugar de 16º homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 28 mil milhões de dólares.

De acordo com o comunicado da Kingdom Holding Companhy, empresa de investimentos detida pelo príncipe em 95%, a Forbes recusou-se a aceitar avaliações sobre as taxas de câmbio em Riad, acusando a revista de aceitar a valorizações de capital noutros mercados emergentes como o México, fazendo aparentemente uma referência ao milionário Carlos Slim.

Esta não é a única polémica na eleição dos mais ricos do ano passado. Pela primeira vez em 13 anos, Warren Buffet ficou fora dos três primeiros lugares, cedendo o lugar a Amancio Ortega, fundador da cadeia Zara.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários