Asia concentra agravamentos no Quadro 500

O Quadro 500, que inclui quinhentas previsões detalhadas de comportamento por sectores e mercados realizadas pelos analistas da Crédito y Caución, concentra agravamentos em alguns mercados asiáticos.

As alterações são principalmente mais sentidas nos Emiratos Árabes Unidos, onde 10 dos 14 setores analisados registam agravamentos: Agricultura [de Excelentes a Boas]; Papel, Químico e Alimentação [de Boas a Favoráveis]; Construção, Consumo Duradouro, Electrónica, Metalurgia, Aço e Têxtil [de Favoráveis a Desfavoráveis]. Os baixos preços do petróleo tiveram um impacto negativo direto em alguns dos principais sectores produtivos do país, o que gerou uma desaceleração significativa da economia que afetou os restantes setores.

No sudeste asiático, outras economias sofreram um agravamento das suas previsões. A Indonésia regista um aumento dos incumprimentos na Agricultura [de Boas a Favoráveis] e Singapura começa a ver as previsões de comportamento de alguns setores, como a Construção [de Favoráveis a Desfavoráveis] e a Maquinaria, [de Boas a Favoráveis] afectadas pela descida do crescimento e dos investimentos na região.

Melhorias em Portugal

Em Portugal, melhoram as previsões de comportamento na Alimentação [de Favoráveis a Boas], um sector que deu mostras em 2015 de sólido comportamento e crescimento do seu tecido produtivo, e Serviços [de Favoráveis a Boas], impulsionado por um crescimento do Turismo e as previsões de aumento do consumo doméstico.

Em Espanha melhoram as previsões de comportamento setorial no sector Automóvel [de favoráveis a Boas] impulsionadas pelas boas perspectivas de crescimento da produção, o investimento, as exportações e a procura doméstica.

Um terceiro mercado europeu, a Dinamarca, regista também uma melhoria nas suas perspectivas setoriais na Construção [de Desfavoráveis a Favoráveis], impulsionadas pelo crescimento da construção residencial e não residencial.

Não obstante, dois mercados europeus registam agravamentos nas suas perspectivas setoriais. Trata-se da Alemanha, onde a Agricultura [de Boas a Favoráveis] se encontra afetada pela proibição de importações da Rússia e a descida da procura na China; e Suíça, onde a Construção [de Boas a Favoráveis] regista um aumento significativo do risco de insolvências.

As previsões contidas no Quadro 500, que incluem meio milhar de perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, são realizadas por analistas de riscos que avaliam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa portuguesa assegurada pela empresa quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. A Crédito y Caución é o único operador português de seguro de crédito integrado num operador global relativo ao comércio exterior, Atradius, que conta com a presença direta em 50 mercados e a cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiencia que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais próxima ao comprador.

Fonte: Crédito y Caución

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

error: Segurança acima de tudo! ;)