Os bancos portugueses Novo Banco, BPI e Caixa Geral de Depósitos têm, no seu conjunto, uma exposição de 75 milhões de euros à empresa de renováveis espanhola Abengoa, que está em risco de falência.

De acordo com um documento ao qual o jornal espanhol Expansión teve acesso, são mais de 200 as entidades financeiras de todo o mundo com exposição à Abengoa, num montante total de 20,2 mil milhões de euros.

A lista indica que o Novo Banco tem uma exposição à Abengoa de 55 milhões de euros, a Caixa Geral de Depósitos 10 milhões e o BPI outros 10 milhões de euros.

Entre a banca espanhola, destaque para o banco espanhol Santander que surge como o segundo maior credor da Abengoa, com 1.550 milhões de euros, o Bankia (582 milhões de euros), o Caixabank (570 milhões de euros), o Sabadell (385 milhões) e o Banco Popular, com 330 milhões de euros.

A Abengoa pode converter-se na maior falência da história de Espanha. Na quarta-feira, a empresa abriu um procedimento administrativo para proteger os seus credores, na sequência da não concretização de um acordo de investimento por parte da espanhola Gonvarri Corparación Financiera.

Por falta de cumprimento das condições por parte da Abengoa, a Gonvarri retirou o plano para investir 350 milhões de euros na empresa, em troca de 28% do capital da Abengoa.

O grupo andaluz Abengoa emprega mais de 28 mil pessoas em todo o mundo (mais de 6.500 em Espanha), e tem uma dívida financeira de 8,9 mil milhões de euros.

Na quarta-feira, após ter caído 53,8% em bolsa, a empresa foi afastada do índice Ibex35.

Fonte: Zap

Comentários

comentários