A partir de Maio vão circular novas notas de 5 euros. Mas as actuais continuam em circulação. O Banco de Portugal viu-se obrigado a emitir um esclarecimento depois de várias notícias sobre burlas com as notas de 5 euros.

A partir de 2 de Maio vai entrar em circulação uma nova nota de 5 euros, mas esta “circulará ao mesmo tempo que a actual nota de 5 euros. Ou seja, os cidadãos poderão utilizar as duas notas de 5 euros”, refere o Banco de Portugal na nota divulgada esta sexta-feira, dia 15 de Março.

Este esclarecimento surge depois de ter sido noticiado a existência de burlas com as notas de 5 euros, tendo existido relatos de alegados funcionários públicos que se dirigiam às pessoas com a informação de que era preciso trocar as notas de 5 euros actuais pelas novas que vão entrar em circulação. O que não passa de uma burla.

“Os cidadãos devem comunicar às autoridades os casos em que alguém se apresente para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária, pois trata-se certamente de uma tentativa de burla”, salienta a declaração do regulador.

Além da nova nota de 5 euros está prevista a introdução de outras notas, mas sempre em simultâneo e nunca em substituição. “A nova nota de 5 euros faz parte de uma nova série de notas de euro, a série ‘Europa’. As novas notas de euro serão colocadas em circulação gradualmente, ao longo de vários anos, por ordem crescente de denominação. A data de introdução destas notas ainda não é conhecida.

Fonte: Económico

Comentários

comentários