As 312 filiais dos bancos cipriotas na Grécia abriram, esta quarta-feira, depois de 10 dias fechadas, sem quaisquer limitações de transações financeiras nem grandes contratempos.

Nas filiais do Banco de Chipre, do Laiki Bank (Banco Popular) e do Helenic Bank (Banco Heleno) haviam esta manhã largas filas de clientes, mas as agências estavam a funcionar normalmente e aparentemente sem tensão por parte dos clientes.

“Há 10 dias que não podia retirar dinheiro, nem saber o que se passa com os meus depósitos, porque não tenho qualquer tipo de cartão”, afirmou à agência EFE Eleni quando saía de uma agência do Banco de Chipre.

Apesar da incerteza provocada pelo encerramento e dos problemas resultantes da reestruturação bancária no Chipre, Eleni optou por deixar o seu dinheiro no banco, que agora passou para propriedade grega.

“Tenho um depósito de 600 mil euros a três meses. São as poupanças da minha vida de trabalho. Cheguei com a intenção de os retirar, mas o diretor convenceu-me a deixá-los até que o prazo termine”, adiantou.

Os depósitos nos bancos gregos estão em constante aumento desde finais de junho de 2012, quando tinham caído para 150.500 milhões de euros.

Em fevereiro deste ano os depósitos já tinham aumentado para 164 mil milhões de euros, ou seja mais 3.000 milhões de euros.

Segundo fontes bancárias, deste total, calcula-se que cerca de 500 milhões de euros foram repatriados do Chipre até fevereiro.

Os depósitos na Grécia do Banco de Chipre, do Laiki Bank e do Helenic Bank são de cerca de 15.000 milhões de euros e representam menos de 10% do total dos depósitos na Grécia.

Com a absorção das filiais na Grécia dos três bancos cipriotas, o Banco do Pireo passou a ter um ativo de 95.000 milhões de euros e a ser o segundo grupo bancário da Grécia, atrás do Banco Nacional da Grécia, com 100.000 milhões de euros.

O terceiro maior banco grego é o Alfa Bank, com ativos de 80.000 milhões de euros.

Fonte: JN

Comentários

comentários