A Bloomberg avança que a redução gradual poderá ser ao ritmo de 10 mil milhões de euros, em cada mês, até à conclusão, prevista para Março de 2017.

O Banco Central Europeu (BCE) vai provavelmente e gradualmente desacelerar as compras mensais de títulos de dívida (pública e privada) antes da conclusão do Quantitative Easing, que neste momento, está previsto terminar em Março de 2017, a notícia é avançada pela Bloomberg. E poderá fazê-lo em tranches de 10 mil milhões de euros por mês, de acordo a agência que cita uma fonte do banco central não identificada.

A notícia está já a fazer inverter a tendência dos juros portugueses que neste momento estão a 3,36% (Espanha está nos 0,9780%).

Segundo a notícia da Bloomberg, o Conselho do BCE chegou a um consenso informal no mês passado de que a compra de activos terá de ser reduzida, e por isso espera-se que se inicie um período de redução gradual do programa que, neste momento, está previsto terminar em Março de 2017. O BCE tem estado a comprar dívida pública e privada num montante mensal total de 80 mil milhões.

Fonte: Económico

Comentários

comentários