Apesar da recuperação dos mercados financeiros o BCE continua à espera de mais sinais de melhoria da situação económica. Para 2013, Mario Dargui estima “condições mais favoráveis” do que as verificadas em 2012 e prevê “uma recuperação gradual na segunda parte do ano”.

O presidente da autoridade monetária explicou que o programa de compra de obrigações do BCE “acabou por se mostrar muito útil na remoção de riscos menores” para a Zona Euro”, mas que ainda não está satisfeito com a situação. Mario Draghi acrescentou no Fórum Mundial de Economia, em Davos que ainda não se vê “um momento igual no lado real da economia”, segundo a Bloomberg.

Os mercados financeiros têm melhorado o seu desempenho, desde que o BCE afirmou, em 2012, que compraria quantidades ilimitadas de obrigações para contrariar a especulação quanto ao fim do euro. O programa não chegou a ser implementado e os 17 países que partilham a moeda única entraram em recessão devido aos cortes na despesa que os Executivos tiveram de operar para controlar os défices orçamentais.

A “consolidação orçamental é inevitável”, afirmou Draghi, embora reconheça que “a consolidação orçamental é contraccionista no curto prazo”. O líder da autoridade monetária acrescentou que “não pode haver qualquer crescimento sustentável, ou neste assunto, qualquer capital sustentável alcançado através de uma criação infinita de dívida.”.

Na mesma discussão no Fórun Mundial de Economia, Draghi afirmou que as condições se afiguram “consideravelmente mais favoráveis” este ano, do que em 2012.

“A percepção que nós temos no BCE é que o nível de actividade económica está em processo de estabilização num nível muito baixo”, explicou o presidente do BCE. Para 2013 o BCE prevê “uma recuperação gradual na segunda parte do ano”.

Fonte: Negócios

 

Comentários

comentários