O grupo russo RSI Trading ficou sozinho na corrida à venda dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Isto porque os brasileiros da Rio Nave desistiram do negócio, avançou a Lusa citando fonte governamental.

A Rio Nave, um dos dois grupos seleccionados para a última fase da reprivatização dos ENVC, já comunicou a intenção de “não manter” a proposta pelos ENVC, face à “indefinição” de Bruxelas em autorizar a conclusão do negócio.

A venda da empresa está suspensa desde Dezembro devido a pedidos de esclarecimento apresentados pela Comissão Europeia ao Governo português por dúvidas na atribuição de apoios estatais aos ENVC de 180 milhões de euros.

Hoje elementos dos ministérios das Finanças e da Defesa têm uma reunião na Comissão Europeia a propósito deste processo de investigação.

O objectivo passa por convencer as autoridades comunitárias da necessidade de “concluir rapidamente” a venda da empresa e “salvaguardar os postos de trabalho”, adiantou a mesma fonte.

Apesar deste impasse, o grupo RSI Trading já confirmou o prolongamento por mais um mês da validade da proposta, que entretanto expiraria, o mesmo não acontecendo, com os brasileiros da Rio Nave.

“Estamos na corrida e vamos continuar. Mas esta incerteza não é nada positiva e vemos com preocupação a degradação das condições da empresa e da força anímica dos trabalhadores”, explicou à Lusa Frederico Casal-Ribeiro, representante em Portugal dos interesses dos russos RSI Trading.

Em 2012, aquele grupo anunciou que, em caso de vitória neste concurso, pretendia avançar com um plano de modernização da empresa para permitir “um aumento da produtividade e competitividade dos estaleiros”, reconhecendo que os ENVC poderão voltar a ter mais de mil trabalhadores, face aos atuais 625.

A empresa RSI Trading integra a Corporação Financeira da Rússia, do magnata Andrei Kissilov, e a entrada no concurso da reprivatização dos ENVC insere-se nos planos de expansão do grupo.

Fonte: Económico

Comentários

comentários