Construtora do líder do Sporting de Braga apresenta segundo PER em 2 anos e tem Novo Banco como maior credor.

A construtora do presidente do Sporting de Braga, António Salvador, voltou a pedir a negociação da sua dívida, avaliada em cerca de 40 milhões de euros. A Britalar – Sociedade de Construções apresentou um processo especial de revitalização (PER) pela segunda vez em dois anos junto do Tribunal de Famalicão. A falha do acordo para a compra da empresa pelo fundo Vallis é a causa deste processo.

“Não foram assinados acordos com a Vallis”, justifica fonte oficial da Britalar ao Dinheiro Vivo. É que o primeiro PER da construtora, aprovado em maio de 2014, só foi viabilizado pelos bancos porque havia a condição de o fundo Vallis integrar a empresa no Grupo Elevo.

Integração que, no entanto, não aconteceu, mesmo depois da ‘luz verde’ da Autoridade da Concorrência. A compra “estava subordinada a determinadas condições que não foram preenchidas”, diz o fundo Vallis, sem explicar quais eram as condições. Também a Britalar recusou dar mais detalhes.

O Novo Banco, tal como no primeiro PER, volta a ser o maior credor da empresa de construção do grupo. Há “cerca de 40 milhões de euros em dívida”, referiu fonte oficial, menos 24 milhões de euros do que no primeiro PER, devido à “resolução de alguns contratos e garantias bancárias”.

A Britalar quer, com a aprovação do segundo PER, “negociar novamente a venda” ao fundo Vallis, porque “entende, ainda assim, que tem condições de recuperação”, segundo a petição inicial à qual o Dinheiro Vivo teve acesso. A empresa tenta, assim, pela segunda vez, contrariar as “sérias dificuldades” de “todas as empresas de construção civil.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários