A queda nos preços dos imóveis, onde se incluem hotéis, está a atrair investidores.

Os clientes do grupo financeiro Carlton disponibilizaram 7,5 mil milhões de euros para a compra de imóveis em Portugal e Espanha no próximo ano a ano meio, avança a Bloomberg.

Esta decisão prende-se com a diminuição dos riscos e, em simultâneo, com o ajustamento em baixa dos preços dos imóveis, aproximando-se do valor que os compradores estão dispostos a pagar.

“Uma combinação de reformas em Espanha, a estabilização das taxas de rendibilidade da dívida soberana e a redução da percepção de risco para a Europa tornou a Península Ibérica muito mais atraente ao investimento”, disse Javier Beltran, responsável para Portugal e Espanha do banco de investimento em imobiliário norte-americano.

Os investidores estão mais optimistas, após o BCE se ter comprometido a fazer tudo o que fosse necessário para segurar o euro.

O grupo Carlton está a promover a venda de três hotéis em Espanha e Portugal, um edifício de escritórios em Madrid e um centro comercial no Sul de Espanha. Javier Beltran escusou-se a revelar o nome das propriedades.

Os vendedores são essencialmente bancos espanhóis, empresas familiares e outras sociedades que pretendem reduzir dívida.

Os compradores são fundos de investimento em imobiliário e investidores individuais de variadas nacionalidades.

Os preços dos escritórios em Espanha caíram entre 30 a 55% desde 2007 e os centros comerciais perderam entre 30 a 60% do seu valor, revelou Javier Beltran. Já os preços dos hotéis desceram entre 30 a 60%. A queda mais acentuada foi no preço dos terrenos que, em alguns casos, desvalorizaram 90%.

Fonte: Económico

Comentários

comentários