A praça portuguesa pode passar para mãos alemãs após a fusão entre a NYSE Euronext e a ICE.

A Deutsche Boerse, operadora da bolsa de Frankfurt, vai analisar a compra da unidade europeia da NYSE Euronext, que detém, entre outras praças, a bolsa de Lisboa, caso da fusão com a IntercontinentalExchange (ICE) surja a decisão de vender a divisão europeia.

“Estão todos atentos a isso, mas nós iremos avaliar se isso faz sentido para a organização e particularmente para os nossos accionistas”, adiantou Joachim Faber, chairman do conselho de supervisão da Deutsche Boerse, citado pela Bloomberg.

A ICE chegou a acordo para a aquisição da NYSE Euronext no mês passado, numa operação avaliada em 8,2 mil milhões de dólares.

Do negócio poderá resultar a alienação da unidade europeia da NYSE Euronext – que detém as bolsas de Paris, Lisboa, Bruxelas e Amesterdão -, através da venda a um outro grupo ou mesmo via uma OPV. Nas mais recentes declarações sobre o assunto, Duncan Niederauer, CEO da NYSE Euronext, recusou a ideia de vender o negócio europeu.

Além da Deutsche Boerse, também o grupo Nasdaq OMX manifestou o interesse na aquisição da divisão europeia da NYSE Euronext. “Se houver venda estaríamos a ser desleixados se não fizéssemos uma avaliação do negócio”, admitiu o CEO do Nasdaq, Robert Greifeld, na semana passada.

Fonte: Económico

Comentários

comentários