Comissão Europeia diz que a Rússia não foi informada porque a decisão foi tomada de madrugada

O líder da Comissão Europeia está em Moscovo, onde participa na cimeira entre a União Europeia e a Rússia. Na reunião com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, Durão Barroso deu explicações sobre o imposto dos depósitos no Chipre. Durão Barroso explicou que não puderam consultar a Rússia porque o acordo foi firmado já de madrugada. O presidente da Comissão Europeia chegou mesmo a reconhecer que foi “o primeiro a ficar surpreendido” com o imposto sobre os depósitos. Mais, Durão Barroso garantiu: “Fui o último a saber” da medida. Ainda assim, o presidente da Comissão Europeia admite agora estar preocupado com o país.

Durão Barroso promete ainda ouvir os dirigentes russos e ter em conta as suas apreensões ao resolver a crise do sistema bancário cipriota. “Estou muito preocupado com os últimos acontecimentos no Chipre, nomeadamente no que diz respeito às consequências para os seus cidadãos. […] Eu conheço os interesses da Federação da Rússia neste campo e, claro que nós, Comissão Europeia, realizamos consultas com a Federação Rússia há já algum tempo.”

Medvedev quer uma solução integrada, discutida entre Bruxelas, Nicósia e Moscovo. Os russos têm, segundo a Moody’s, cerca de 24 mil milhões de euros em depósitos no Chipre, uma espécie de paraíso fiscal.  A crise em Chipre, que precisa de um resgate imediato para não cair na bancarrota, arrastou a zona euro para uma situação inédita, descrita entre os próprios líderes europeus como “um autêntico caos”.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários