Vítor Gaspar está em Frankfurt onde abriu a porta para o País sair do programa de ajustamento em curso.

“Já superamos metade do programa de ajustamento económico, por isso é apropriado discutir a saída do programa e a recuperação do acesso ao mercado”, disse hoje, em Frankfurt, o ministro das Finanças português, citado pela Bloomberg.

Na cidade alemã Gaspar disse ainda “não ter pressa” para realizar novas colocações de dívida e que o Governo acompanhará as tendências dos mercados para aproveitar as oportunidades que surjam.

Apresentando o programa de privatizações como a “principal bandeira” do resgate português, o ministro disse que a ‘troika’ ficou “encantada” com os resultados obtidos nesta parte do memorando. E remeteu para “os próximos meses” novidades sobre a privatização da TAP.

As declarações do governante surgem, depois de, na semana passada, ter anunciado que foi cumprida a meta do défice e 5% em 2012, e de Portugal ter regressado aos mercados primários de dívida de médio e longo prazo, a 23 de Janeiro – um dos objectivos fundamentais do memorando da ‘troika’ previsto para Setembro deste ano.

Fonte: Económico

Comentários

comentários