A EDP tem sido o vencedor da maior parte dos contratos para fornecer entidades públicas de valor superior a um milhão de euros, avança hoje o Jornal de Negócios. Este jornal fez um levantamento no Portal Base e, desde março de 2012, a EDP conquistou abastecimentos no valor de 44,8 milhões de euros. Este valor representa quase o triplo dos contratos ganhos pelas concorrentes Endesa e Iberdrola, juntas.

Em janeiro, a EDP ganhou o concurso para fornecimento de energia de média e baixa tensão especial da Refer durante um ano. Este foi o último concurso de peso que valeu à empresa 2,84 milhões de euros.

Mas o cliente mais valiosos da EDP é a CP. Durante um ano, a empresa de energia voltou a ser contratada e faturou 12 milhões de euros, tendo no ano anterior cobrado 11,9 milhões de euros.

As autarquias têm também preferido a EDP, segundo dados dos concursos públicos no portal Base. A Câmara do Porto tem um contrato desde outubro que atinge os 4,3 milhões de euros e os dos municípios de Sintra e Águas de Gaia, desde dezembro, rondam os quatro milhões cada um.

“A EDP concorre de forma sistemática a todos os concursos públicos lançados em Portugal, não deixando qualquer potencial cliente do Estado sem apresentação de propostas”, assegurou ao Jornal de Negócios fonte oficial da empresa.

No total, desde março de 2012, somando os contratos a cima de um milhão de euros, a EDP assegurou 44,8 milhões. A Endesa conquistou abastecimento de 12 milhões, incluindo clientes como a CTT, a Refer (alta e muito alta tensão), a CP, APDL e Agere. A Iberola assegurou 5,1 milhões, que inclui na carteira de clientes o município de Lisboa e o Turismo de Portugal.

Dos restantes comercializadores de energia, no último ano, nenhum consegui um “cliente milionário” do Estado. A Galp Power consegui o valor mais alto, abaixo de um milhão, fazendo um contrato de 935 mil euros com o município de Oeiras e a Gas Natural Fenosa conseguiu 660 mil euros pelo Porto de Aveiro em novembro.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários