Os empresários da construção falam em atrasos de seis meses no reembolso do imposto. Finanças negam.

A associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas do Norte (AICCOPN) garante ao Diário de Noticias/Dinheiro Vivo que tem recebido inúmeras queixas de associados relativas a atrasos de reembolso de IVA por parte do ministério das Finanças. O gabinete de Vítor Gaspar garante que está tudo bem.

Alguns casos “assumem uma dimensão muito significativa quer em montantes, quer nos prazos, com atrasos de cerca de seis meses” na devolução do imposto, denuncia ao DN/DV Reis Campos, presidente da AICCOPN.

As Finanças garantem, contudo, que a devolução do IVA está a decorrer “com toda a normalidade”. Em resposta ao jornal, o gabinte de Vítor Gaspar aponta para os dados agregados da execução orçamental de Dezembro, onde se regista um crescimento homólogo no montante do reembolsos do IVA.

O jornal cita vários empresários que se queixam de atrasos, frisam o impacto negativo na situação de liquidez das empresas e admitem que esta situação possa estar relacionada com as metas orçamentais do final de 2012.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários