Exportações para a União Europeia registaram primeiro aumento desde Agosto de 2012, mas maior contributo vem do crescimento do mercado extracomunitário.

As exportações nacionais contrariaram os últimos dois meses de queda e registaram um aumento homólogo de 5,6% em Janeiro, de acordo com o boletim publicado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O mercado externo à União Europeia teve um contributo significativo para este novo fôlego do sector exportador. As vendas para fora do espaço comunitário aumentaram 12% em Janeiro, em comparação com o mesmo período de 2011. O crescimento desta fatia das exportações traduziu-se num aumento homólogo de 115 milhões de euros.

O benefício de 115 milhões de euros do mercado extracomunitário superou o crescimento de 88 milhões de euros que resultou do aumento de 3,3% nas exportações para dentro da União Europeia.

Apesar de o contributo do mercado extracomunitário ter ultrapassado o aumento do contributo do mercado comunitário, este último mantém-se como o principal cliente das exportações nacionais. No total, o valor das exportações comunitárias em Janeiro de 2013 superou as 2,5 vezes o valor da fatia do mercado para fora dos 27 (2656 milhões de euros face a 1082 milhões de euros).

Mas o mercado europeu trouxe boas notícias para as exportações nacionais. Janeiro de 2013 foi o primeiro mês de crescimento desde Agosto de 2012.

Em Novembro e Dezembro, o INE registou quedas homólogas mensais no valor das exportações de 0,1 e 3,2%, respectivamente. Estas quebras no sector exportador tiveram como causa o enfraquecimento do mercado europeu nos últimos meses de 2012. Um enfraquecimento que parece não se ter estendido para Janeiro.

Este factor foi particularmente gritante em Dezembro, mês em que as exportações para o espaço comunitário europeu caíram 5,7% e as exportações para fora da União Europeia cresceram 2,7%, em relação ao mesmo mês de 2011.

A queda das exportações no final de 2012 foi o principal contributo para o agravamento da recessão no quarto trimestre. De acordo com os dados divulgados na segunda-feira pelo INE, as exportações caíram 0,5% nos últimos três meses de 2012, o que motivou o agravamento da recessão para uma queda de 3,8% do Produto Interno Bruto nesse período.

Fonte: Público

Comentários

comentários