A agência de notação financeira Fitch revelou hoje estar à espera de “fortes” emissões de dívida por parte de empresas portuguesas e espanholas em 2013, enquanto a crise estiver “sob controlo”.

Devido à “relativa estabilidade do mercado” nos últimos meses, a Fitch considera que as empresas com níveis mais elevados de notação (acima de BBB) podem aceder ao mercado para refinanciarem dívida emitida em 2012 a valores mais altos.

Mesmo as empresas com avaliações mais reduzidas devem aumentar a emissão de títulos de dívida, “em particular em Espanha devido à crise bancária”.

De acordo com a Fitch, a emissão de dívida por empresas ibéricas foi “significativamente superior” em Janeiro deste ano do que no mesmo mês do ano passado, num total de 4,9 mil milhões de euros entre os dois países.

Cerca de 70% do montante total foi emitido pela Telefonica, Iberdrola e Gas Natural, referiu a agência.

Ainda assim, a Fitch salientou que há uma “pressão negativa” sobre o ‘rating’ de várias empresas ibéricas, uma vez que 56% das companhias avaliadas na região contam com uma perspectiva negativa.

“Isto deve-se em particular a pressões soberanas em Espanha e Portugal e a um aumento significativo de intervenção política nos aspectos reguladores que afectam uma vasta maioria de utilidades espanholas”, explicou a agência.

Fonte: Económico

Comentários

comentários