A bolsa de Lisboa encerrou a última sessão da semana em terreno positivo, a acompanhar os ganhos registados pelas principais praças europeias, suportada pelos títulos da banca e pelos pesos-pesados.

Na Europa, as principais praças terminaram com ganhos que oscilaram entre os 2,9% da bolsa espanhola e os 0,5% do índice alemão, tal como no outro lado do Atlântico em que as praças norte-americanas seguem igualmente em alta, tendo o índice industrial Dow Jones atingido um novo máximo histórico nos 14.400 pontos.

A suportar os mercados acionistas esteve a divulgação de dados económico favoráveis divulgados na Ásia e nos Estados Unidos.

Depois de nesta manhã ter sido anunciado que as exportações chinesas subiram mais do que o esperado em fevereiro e que o PIB do Japão cresceu no último trimestre do ano passado, nos Estados Unidos foram conhecidos os últimos dados do mercado laboral, que deram conta da criação de mais novos postos de trabalho e da redução da taxa de desemprego para o nível mais baixo em quatro anos.

O índice nacional terminou a subir 1,06% para os 6.076,09 pontos, com 13 cotadas em alta e 7 no vermelho.

A animar o PSI 20 estiveram as ações do sector financeiro, com o BES a ganhar 5,15% para os 0,981 euros, acompanhado pelo BPI que subiu 2,84% para os 1,197 euros e pelo BCP que cresceu 2,78% para os 0,111 euros.

Igualmente a suportar a bolsa portuguesa estiveram os títulos com maior peso, com a Portugal Telecom a avançar 2,25% para os 4,039 euros, seguida pela EDP que progrediu 1,29% para os 2,35 euros, e pela Galp Energia que valorizou 0,08% para os 12,14 euros.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários