O Governo garante que está tudo operacional para o arranque da fase piloto do regime do gasóleo profissional, em vigor a partir de quinta-feira, que será testado em oito concelhos, sem divulgar o número de postos abrangidos.

“Está tudo preparado. Estamos com uma grande esperança que seja uma mudança e o início de um processo que seja alargado a todos os transportadores e ao resto do País e que vai começar em quatro fronteiras para podermos testar”, adiantou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, à margem da apresentação do estudo sobre o “Contributo da Indústria Petrolífera para a Economia Portuguesa”, em Lisboa.

Questionado sobre o número de postos de abastecimento abrangidos pela experiência piloto nas quatro fronteiras, em Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Caia (Elvas) e Vila Verde de Ficalho (Serpa), Jorge Seguro Sanches disse não ter um número concreto, mas reconheceu que fica aquém do previsto, realçando que “ao longo dos anos os postos fronteiriços foram abandonados”.

“Há um esforço que tem que ser feito pelas empresas nesses postos. Alguns não têm as melhores condições para receber veículos de mercadorias”, acrescentou o governante, a dois dias do arranque do regime do gasóleo profissional.

A Lusa contactou o gabinete de comunicação do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, que lidera este processo, mas este remeteu para mais tarde a informação sobre o número de postos de abastecimento que terão gasóleo mais barato para os transportadores de mercadorias a partir de quinta-feira.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado da Energia sublinhou que “no dia 15 [quinta-feira] começa uma nova forma de os consumidores, os transportadores de mercadorias, terem uma relação diferente que é também uma oportunidade para a economia nacional”.

O governante recordou que a intenção do Governo é testar até ao final do ano o regime, fazendo uma avaliação mensal, para ter a certeza que em Janeiro está a funcionar em pleno em todo o País.

Com este novo regime de gasóleo profissional, o Governo pretende reduzir a tributação sobre o gasóleo para 33 cêntimos por litro para transportadoras de mercadorias, o mínimo permitido por Bruxelas.

Numa fase inicial e até ao final do ano, o regime do gasóleo profissional será testado em oito concelhos de quatro fronteiras com significativo movimento de transporte de mercadorias – Almeida, Guarda, Elvas, Estremoz, Serpa, Beja, Bragança e Macedo de Cavaleiros.

O Governo afirma que este regime terá um impacto fiscal neutro, esperando que a devolução de 135 milhões de euros às transportadoras seja compensada pelo abastecimento em Portugal.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários