A retalhista sueca, que foi afectada pela crise e pelo mau tempo, planeia abrir 350 lojas, mais 25 do que a meta inicial.

A retalhista H&M vai acelerar a abertura de lojas devido à quebra na procura na Europa. Em causa está uma desaceleração nas vendas neste mercado no primeiro trimestre de 2013.

A segunda maior retalhista do mundo tem a maior parte do seu negócio na Europa, onde a crise e o aumento do desemprego tem reduzido o consumo privado, diz a Reuters.

A H&M planeia abrir cerca de 450 novas lojas durante o seu ano fiscal, que compara com as 325 aberturas anteriormente planeadas, estando nos planos a entrada na Austrália no próximo ano.

“O primeiro trimestre foi caracterizado por uma situação muito desafiante no retalho em muitos dos nossos mercados, sobretudo devido ao ambiente macroeconómico difícil e também ao clima desfavorável”, disse Karl Johan Persson, o presidente-executivo da empresa sueca.

As margens brutas entre Dezembro e Fevereiro caíram de 55,8% para 55,2%, face a uma previsão de 55,6% dos analistas da Reuters.

O lucro antes de impostos atingiu as 3,23 mil milhões de coroas suecas (387 milhões de euros), uma quebra de 3,7 mil milhões de coroas suecas. A H&M já tinha relevado que as vendas tinham subido 2%. As vendas de Março foram afectadas pelo mau tempo que se fez sentir na Europa e nos Estados Unidos.

A H&M tem vindo a planear investimentos na loja online e numa nova cadeia de lojas, nomeadamente a recentemente lançada “& Other Stories” para alargar a base de clientes, seguindo o que já fez a Inditex, com a abertura de uma série de cadeias além da Zara.

Fonte: Económico

Comentários

comentários