O maior banco de Espanha viu o resultado líquido deteriorar-se para 2,2 mil milhões de euros durante o ano passado, apesar de uma melhoria do produto bancário. A penalizar estiveram as imparidades no crédito e constituição de provisões.

O Grupo Santander apresentou um resultado líquido de 2.205 milhões de euros em 2012, inferior em 58,8% ao resultado atribuível aos accionistas no ano anterior. A deterioração dos lucros ocorreu apesar de um aumento de 2,2% do produto bancário para 43.675 milhões de euros.

A impulsionar o produto bancário esteve, sobretudo, o crescimento da margem financeira que progrediu 3,6% para 30.147 milhões de euros.

A evolução destas rubricas não se reflectiu, no entanto, nos resultados líquidos, que foram pressionados pelas imparidades e perdas em participadas. O banco aumentou as provisões constituídas para fazer face ao risco de incumprimento de crédito em 27,9%, face ao período homólogo, para 12.666 milhões de euros.

A margem líquida do banco, que exclui provisões, imparidades e resultados de empresa participadas, aumentou 1,6% para 23.559 milhões de euros. O banco conseguiu melhor o rácio core tier one, tal como definido pelas regras de Basileia II, em 31 pontos base para 10,33. A rácio de cobertura é de 117%, isto é, os créditos concedidos correspondem a 1,17 vezes os depósitos.

O resultado por acção foi de 0,23 euros num ano em que o banco distribuiu um dividendo bruto de 60 cêntimos por acção, mantendo inalterada a política de remuneração accionista dos três anos anteriores.

As acções do Santander seguem a negociar em baixa ligeira, com os títulos a perderem 0,07% para 5,964 euros por acção.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários