Além de proteger os depósitos até 100 mil euros, o sistema português tem outros mecanismos para salvaguardar a saúde do sector financeiro sem pôr em causa as poupanças dos portugueses.

Fundo de garantia salva depósitos até 100 mil euros

Os depósitos dos portugueses estão protegidos pelo Fundo de Garantia que, se um banco tiver problemas, reembolsa estas poupanças até 100 mil euros por titular de conta e por banco. Um depósito de 200 mil euros com dois titulares reembolsa 100 mil euros a cada depositante.

Reforço de solidez dá mais segurança às poupanças

Também o reforço dos níveis de solidez do sector, reflexo das maiores exigências de solvabilidade da troika, dá mais segurança aos depósitos. Quanto maior é o seu nível de capital, mais margem têm os bancos para absorver perdas não esperadas, sem pôr em riscos os depósitos.

Linha de apoio à capitalização reforça protecção dos depósitos 

O empréstimo da troika a Portugal incluiu 12 mil milhões para o Estado apoiar a capitalização da banca. Estão ainda disponíveis 5,9 mil milhões. Assim, se mais bancos não conseguirem cumprir as metas da troika pelos seus meios, deverá ser usado este fundo, em vez de parte dos depósitos.

Fundo de resolução será rede de segurança adicional 

Por imposição da troika, Portugal criou um sistema destinado a financiar a reestruturação ou até a liquidação de bancos em dificuldades, que inclui um fundo de resolução suportado pelos bancos. A ideia é evitar que contribuintes e depositantes tenham que suportar estes custos.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários