Portugal exporta muito mais que calçado, vestuário, vinho ou cortiça. Mesmo em escalas mais pequenas e com volumes de negócios mais modestos, o nosso país exporta, por exemplo, penas para enchimento, mel, tubarão azul, medicamentos e está entre os primeiros no sector da montagem de materiais refratários e isolantes em fornos industriais.

A Pato Rico, uma empresa 100% nacional, fundada em 1979, conquistou o mercado das penas, sendo produtora de Penas & Penugem com sistema completo de tratamento e enchimento (equipado pela L.H. Lörch). Trabalham para o mercado nacional e internacional.

Também exportamos mel, especialmente para a União Europeia, Argélia, Angola e Marrocos. De acordo com o presidente da Federação Nacional de Apicultores, João Casaca, a produção nacional ronda as 11 a 12 mil toneladas por ano, e cerca de 7900 são para o mercado. Desse total, “cerca de mil toneladas são para exportação, em grande parte para a Alemanha”.

Este responsável admite que o sector tem capacidade para exportar mais, “mas tem que ganhar escala, porque muito do que é exportado nem é através do produtor. Temos que nos organizar para ter oferta suficiente para a procura sem ser por intermediários”.

Curiosamente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal também exporta abelhas vivas. Em 2012, representou um valor total de 2046 euros, e cera de abelhas e outros insetos.

Nos últimos dados do INE, o país foi ainda um exportador de tubarão e barbatanas de tubarão não fumado. De acordo com Humberto Jorge, presidente da Associação Armadores de Pesca de Peniche (AMAP), “exportamos centenas de toneladas de tubarão azul, essencialmente para Espanha, Itália e Alemanha”.

Normalmente é pescado pelas frotas congeladoras, “cujas espécies que procuram são o espadarte e o atum. O tubarão vive na mesma zona e por vezes é capturado, mas não é o alvo da pesca”. Em Portugal, como não é muito consumido, é exportado. “Muitas vezes nem é desembarcado em Portugal, mas sim nos países compradores”.

O nosso país também dá cartas no que diz respeito a medicamentos. A NBC Medical, com sede em Sintra, dedica-se ao comércio internacional de medicamentos e outros produtos na área da saúde. Trabalha com 95% de produtos nacionais e tem uma estratégia de crescimento centrada nas exportações, sendo 100% exportadora, com uma forte aposta no mercado africano, europeu e também no Médio Oriente e América Central e do Sul.

Já a  Set Linings International Lda, uma empresa 100% nacional, é uma das três maiores empresas do mundo no sector de montagem de materiais refratários e isolantes em fornos industriais. Fundada em Dezembro de 2006, a Set Linings tem cerca de 23 obras em curso nos quatro cantos do mundo, destacando-se, entre elas, uma fábrica de alumínio em Sohar (Oman), outra em Doha (Qatar), duas cimenteiras na África do Sul, um forno para a petroquímica na Arábia Saudita e um forno de produção de níquel na Nova Caledónia.

Os casos de exportação, mesmo com valores modestos, passam também por répteis vivos (incluindo serpentes), aves de rapina, cabelos, perucas, barbas e sobrancelhas, algas frescas, chocadeiras e criadeiras para aviários, entre muitos outros exemplos.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários