A informação hoje libertada pelo Eurostat revela que Portugal teve em janeiro uma das mais baixas taxas de inflação da União Europeia, registando uma variação homóloga dos preços de 0,4%. Há um ano, o mesmo indicador estava nos 3,4%. E em dezembro, a taxa anual tinha sido de 2,1%.

Portugal surge assim entre os países em que o índice de preços mais caiu e a evolução mensal revela um índice negativo de 1,3%.
Ainda em termos de comparação homóloga, apenas a Grécia registou uma taxa mais baixa, tendo fechado janeiro com 0,0%, contra 2,1% registados no mesmo mês de 2012.

Os produtos e serviços que mais contribuíram para a queda de preços na Zona Euro  foram as telecomunicações e saúde, e o do vestuário, tendo a época de saldos influenciado fortemente este último setor.
Em sentido inverso estiveram os preços da eletricidade, vegetais e tabaco.

Ao nível da União Europeia , a taxa anual situou-se em 2,1%, valor que reflete descidas tanto por comparação com janeiro de 2012, como em relação ao observado em dezembro.

A taxa de 2,0% observada na zona euro está em linha com o objetivo do Banco Central Europeu, cuja política visa estabilizar os preços abiaxo daquele patamar.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários