O preço do selo do Correio Azul, até 20 gramas no formato normalizado, passa dos 47 para os 50 cêntimos, ao passo que o selo do Correio Normal, até 20 gramas normalizado, passa dos 32 para os 36 cêntimos.

Os preços dos serviços dos CTT vão aumentar, em média, 2,9% a partir de hoje, sendo esta a primeira actualização das tarifas desde 2010.

Os registos Simples sobem de 1,62 para 1,70 euros, enquanto os aumentos no Correio Verde oscilam entre cinco e 15 cêntimos.

“A actualização traduz-se num aumento médio anual de 2,9% (dado que o tarifário se aplica apenas a nove meses de 2013, equivalente a uma variação de 3,7%, em termos pontuais), sendo esta a primeira mexida nos preços dos CTT desde 2010”, explicaram os CTT – Correios de Portugal, em Fevereiro, quando a decisão foi conhecida.

Segundo a empresa, “esta variação é bastante inferior à inflação verificada nos últimos três anos (cerca de 7%), sendo os preços dos serviços postais os que menos subiram na última década no universo das ‘utilities’

[empresas de serviços básicos] e transportes”.

“Tendo em conta que o consumo de produtos de correio é, na sua maioria (mais de 95%) efectuado pelas empresas, a actualização tem um impacto negligenciável na economia das famílias, uma vez que o gasto médio anual em selos das famílias portuguesas ronda os três euros”, consideraram os CTT.

Os Correios adiantaram ainda que os expedidores nacionais de correio passam a beneficiar de uma diferenciação do preço por zonas, sendo que “com esta oferta, muito flexível, os Correios terão sempre a solução mais adequada a cada um dos seus clientes”.

Os CTT são uma das empresas a ser privatizada, estão presentes em Espanha e Moçambique e empregam 12.956 pessoas.

Fonte: Económico

Comentários

comentários