O sector segurador português voltou a ser penalizado pela crise económica e financeira e registou uma quebra de 5,4% em termos homólogos, o que representa um volume de produção na ordem dos 10,2 mil milhões de euros.

Um desempenho que é, no entanto, francamente melhor que o registado em 2011, ano durante o qual a produção de seguros (valor dos prémios recebidos) caiu quase 30% face a período homólogo, segundo dados do Instituto de Seguros de Portugal (ISP). A penalizar as contas das empresas de seguros estiveram tanto o ramo Vida – que contraiu 6,1% – como o ramo Não-Vida, onde a produção se reduziu em 3,8%. No entanto, sublinha o ISP em comunicado, “as operações de capitalização registaram um reforço comparativamente ao ano anterior”.

Estes valores permitiram às empresas supervisionadas pelo ISP manter praticamente inalterada a estrutura da carteira, onde o ramo Vida continua a ter um peso de 66%. Os montantes geridos pelos fundos de pensões registaram uma subida de 9,3%, para cerca de 14,5 mil milhões de euros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários