A indústria aeronáutica poderá criar 900 postos de trabalho em Évora nos próximos dois anos caso se concretizem as intenções de investimento anunciadas pelo grupo italiano Adler Aeronautic e pela Air Olesa. As duas empresas preveem a criação de 300 novos empregos, que se juntam aos 600 que a brasileira Embraer terá contratado até 2015 para as suas duas fábricas em Évora.

De acordo com o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto d’Oliveira, diversas outras empresas têm feito chegar à autarquia intenções de investimento no Parque de Indústria Aeronáutica, construído junto ao aeródromo, o que representa a “concretização” de uma estratégia de desenvolvimento para a cidade assente na criação de um cluster aeronáutico.

O parque envolveu um investimento de 14 milhões de euros, incluindo fundos comunitários, na aquisição e infraestruturação de 107 hectares de terreno. Nos primeiros lotes, a Embraer construiu duas unidades industriais – uma destinada à produção de peças em materiais compósitos e montagens de conjuntos para asas e outra para o fabrico de estabilizadores verticais e horizontais utilizados nas caudas dos aviões -, num investimento de 177 milhões de euros, o maior deste gigante da indústria aeronáutica fora do Brasil. Nas duas unidades trabalham 100 pessoas, estando prevista a contratação de mais 500 até 2015.

A mais recente intenção de investimento na cidade partiu do grupo italiano Adler Aeronautic, que pretende gastar cinco milhões de euros na construção de uma fábrica de metalomecânica de precisão e tratamentos superficiais para programas aeroespaciais. O projeto envolve a criação de 227 postos de trabalho numa unidade a construir num lote com 20 mil m2, beneficiando de isenções no pagamento de taxas de construção depois de ter sido classificado pela autarquia como de Potencial Interesse Municipal (PIM).

Em curso está também o projeto da Air Olesa – Sistemas e Componentes Aeronáuticos, que anunciou o investimento de 2,5 milhões de euros numa fábrica de componentes para a indústria aeronáutica, onde serão empregadas 50 pessoas. A construção da fábrica poderá arrancar ainda este ano, estando prevista a entrada em funcionamento em 2015. Entre os potenciais clientes da Air Olesa inclui-se a Embraer.

A homologação de empresas para fornecimento de materiais à indústria aeronáutica obriga a uma certificação específica.

“O que se está a assistir em Évora vai ter uma repercussão incalculavelmente positiva nos próximos anos, com a natural aproximação de outros operadores industriais ligados à indústria aeronáutica, que aqui poderão vir a desenvolver os seus projetos”, refere a Assembleia Municipal de Évora, destacando que estes projetos trazem “oportunidades de emprego qualificado”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários