O drone aquático português Ziphius é um dos cinco finalistas do concurso “Insert Coin” do site Engadget, depois de uma votação mundial entre os dez semi-finalistas. O gadget foi desenvolvido pela portuguesa Azorean, uma spinf-off da YDreams.

O Ziphius será apresentado no palco do  evento Engadget Expand, que acontece a 16 e 17 de março em São Francisco e terá a presença de Chris Anderson, CEO da 3D Robotics e antigo diretor da Wired e Steve Cousins, CEO da Willow Garage.

O Engadget vai atribuir dois prémios e o Ziphius poderá conquistar um deles. Se vencer recebe o Grande Prémio de 15 mil euros, determinado com a combinação dos votos do painel de júris, do público presente no evento e do público que acompanhar a transmissão ao vivo.

O segundo prémio é a “Escolha dos Leitores”, que significa 3800 euros em dinheiro e é atribuído ao projeto que obtiver o maior número de votos do público presente no evento e do público online.

Em ambos os casos, será publicado um artigo descritivo dos produtos no site do Engadget.

O painel de júris inclui nomes como Ryan Block co-fundador do gdgt, Gerard Furbershaw co-fundador da Lunar, Jim Newton, fundador da TechShop e Slava Rubin, co-fundador e CEO da Indiegogo.

O Insert Coin é o primeiro concurso do Engadget e dirige-se a gadgets orientados para  “crowdfunding”. A Azorean candidatou o Ziphius, que ainda está apenas na fase de protótipo, e conseguiu ser selecionada. Trata-se do primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet, que inclui jogos de realidade aumentada e comportamentos autónomos.

O gadget pode ser usado em piscinas, lagos e mar. Inclui uma câmara com ’tilt’ (técnica de rotação vertical) que captura imagens subaquáticas e permite ao utilizador pilotar o Ziphius como se estivesse sentado “ao leme.” A aplicação está disponível para iOS e Android, sendo que é  possível instalar jogos que usam realidade aumentada e processamento de imagem para permitir ao Ziphius “navegar em mundos aquáticos imaginários.”

A intenção da Azorean é vender o produto online, em plataformas de alcance global como é o caso da Amazon.com. A empresa necessita de 100 mil euros para a produção industrial do gadget, que explora tecnologias e propriedade intelectual desenvolvidas pela YDreams em áreas como a realidade aumentada, agentes e jogos.

Criada em 2012, a Azorean é uma spin-off da YDreams, que tem a visão de “desenvolver as ferramentas do futuro para a exploração dos oceanos.”

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários