O número de veículos vendidos em Março continua a corresponder a um nível de vendas extremamente baixo.

Apesar das vendas de automóveis em Portugal começarem a evoluir positivamente ainda não é suficiente para voltar aos níveis de 2009. “O número de veículos ligeiros de passageiros vendidos no mês de Março continua a corresponder a um nível de vendas extremamente baixo, sendo 35,7% menor do que a média dos meses de Março no período 2009 – 2012”, refere o comunicado da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Só em Março, o mercado automóvel registou um crescimento de 1,0%, tendo sido comercializados 11.071 veículos ligeiros e pesados. Os ligeiros registaram um crescimento de 1,3% no mês de Março, tendo sido vendidos 10.923 automóveis ligeiros de passageiros e comerciais, o que representou um aumento de 1,3% face ao mês homólogo do ano anterior.

No primeiro trimestre do ano, foram vendidas 28.124 unidades, ou seja, uma queda de 0,4% relativamente ao período homólogo de 2012. A Renault continua a liderar o ranking das marcas mais vendidas em Portugal, com um total de 2.440 carros, o que representa um crescimento de 3,2% face ao trimestre de 2012. Em segundo lugar surge a Volkswagen e em terceiro a Peugeot.

No primeiro trimestre de 2013, as vendas de veículos ligeiros de passageiros atingiram 24.135 unidades, ou seja, mais 2,7% relativamente ao período homólogo de 2012. Embora a variação seja positiva, “este nível de vendas está 32,5% abaixo da média dos trimestres homólogos no período 2009-2012”, adianta a associação.

Em relação aos veículos comerciais ligeiros foram matriculados 1.315 unidades, em Março, o que representou um crescimento de 15,9%, e 3.476 veículos no primeiro trimestre (-16,6%).

No que respeita ao mercado de veículos pesados, em Março de 2013 verificou-se uma queda de 16,9%, tendo sido comercializados 148 veículos desta categoria.

Fonte: Económico

Comentários

comentários