Dentro do prazo estabelecido em Condições Particulares, contado em dias naturais desde o primeiro de cada mês, os segurados deverão comunicar à Crédito y Caución, o montante do seu volume de negócios correspondente às operações realizadas ao longo do mês anterior. Tal informação deverá ser prestada numa única comunicação mensal, na qual deverá constar a quantia das vendas realizadas ao abrigo da apólice, bem como a quantia total das operações não passíveis de serem seguradas, realizadas no mesmo mês, agrupadas segundo o motivo de exclusão.

Que dados devem ser incluídos na Declaração de Vendas?

  • Data da declaração;
  • Número de Apólice, nome e endereço do Segurado;
  • Mês das vendas declaradas;
  • Quantia total das operações passíveis de seguro, relacionadas por países de residência do cliente e com especificação da duração real dos créditos, contada desde a data de entrega da mercadoria, até ao último vencimento de pagamento;
  • Quantia total das operações não passíveis de seguro, discriminadas pelos seguintes conceitos:
    • Vendas a Organismos Públicos;
    • Vendas a Empresas Vinculadas;
    • Vendas a Pronto Pagamento;
    • Vendas a Particulares;
    • Vendas a Clientes com Classificação “NADA”;
    • Vendas a Clientes residentes em países excluídos da cobertura;
    • Outros (a especificar).

Se a declaração for efectuada através do impresso, nele deverá constar o carimbo e a assinatura do Segurado.

IMPORTANTE

A não declaração à Companhia, das operações passíveis de serem seguradas ou a sua declaração fora dos prazos estabelecidos para o efeito, poderá determinar a automática exclusão de garantia das operações afectadas.

No caso de não terem sido realizadas operações passíveis de seguro durante um mês, deverá igualmente efectuar a declaração com a indicação “SEM VENDAS”. A Companhia poderá solicitar uma relação nominativa de uma ou de várias declarações mensais de vendas. Em qualquer caso, o Segurado deverá enviar à Companhia, no termo de cada exercício, as suas contas anuais. A não comunicação da totalidade das operações passíveis de seguro, legitima a Companhia, a proceder à redução da percentagem de classificação sobre os riscos que assuma, na anuidade em que se produza tal ocultação. Esta redução, será efectuada na mesma proporção que representem as vendas não declaradas, sobre o total das que deveriam ter sido declaradas.

Para a referida comunicação, privilegia-se a utilização da Plataforma de Gestão Electrónica – CyCred que poderá ser acedida através do endereço www.creditoecaucao.pt, acedendo ao menu Área de Clientes como ilustrado na seguinte imagem:

Crédito y Caución - Declaração de Vendas

Após introduzir o Usuário e a Chave de Acesso que lhe foi confiada após a emissão da apólice, poderá encontrar o link para a Declaração de Vendas no menu de navegação, que se encontra à esquerda, como reflecte a próxima imagem:

Gestão de ContratoGestão de VendasDeclaração de Vendas

Crédito y Caución - Declaração de Vendas

A partir do passo descrito, iniciaremos a Comunicação de Vendas de acordo com o estabelecido contratualmente na sua apólice de Seguro de Crédito. De seguida indicaremos os passos necessários para que a comunicação seja registada correctamente.