Tanto o Brent como o crude de Nova Iorque negoceiam próximos de mínimos de cinco anos e meio. Nos Estados Unidos, o barril de petróleo está abaixo dos 60 dólares enquanto, em Londres, está pouco acima dos 63.

O petróleo segue em queda nos mercados internacionais esta sexta-feira, 12 de Dezembro, estando próximo do valor mais baixo desde Julho de 2009.

O Brent, negociado em Londres e que serve de referência às importações europeias, cai 0,46% para 63,39 dólares, enquanto o crude negociado em Nova Iorque, recua 1% para 59,35 dólares por barril.

A matéria-prima tem sido pressionada pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de não cortar a sua produção, mesmo perante a queda da procura e o crescimento da oferta por parte dos Estados Unidos.

Apesar da queda do petróleo, que tem pressionado fortemente os mercados bolsistas, os principais índices japoneses encerraram a sessão em terreno positivo, impulsionados pelo optimismo que marcou a sessão norte-americana. O Topix avançou 0,19% para 1.399,65 pontos enquanto o Nikkeivalorizou 0,66% para 17.371,58 pontos.

As bolsas dos Estados Unidos foram animadas pelo crescimento de 0,7% das vendas a retalho, em Novembro, e pela queda do número de pedidos de subsídio de desemprego na semana passada, dois indicadores que dão sinais positivos sobre o desempenho da economia norte-americana.

Menos positivos são os dados que chegam da China esta sexta-feira, e que revelam que o crescimento da segunda maior economia do mundo está em desaceleração. A produção industrial cresceu 7,2% em Novembro face ao mesmo mês do ano anterior, mas que compara com um crescimento de 7,7% em Outubro. Já as vendas a retalho aumentaram 11,7% e o investimento em activos fixos cresceu 15,8%.

Esta sexta-feira serão ainda conhecidos os números da produção industrial na Zona Euro, em Outubro, e o indicador de confiança da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, relativo a Dezembro.

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários