A produção de carros em Portugal caiu 14,9% no ano passado quando comparado com 2011, sendo que a Autoeuropa conseguiu produzir mais veículos do que todos os que foram vendidos no mercado nacional, revelam, esta segunda-feira, os números fornecidos pela ACAP.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o resultado “desfavorável” de produção de 163.561 unidades “surge na sequência de dois anos bastante positivos, em que se verificou um crescimento da produção de 26% e 21%, respectivamente, em 2010 e 2011”.

Também pela segunda vez consecutiva desde que a fábrica da Volkswagen está instalada em Palmela, a sua produção conseguiu superar as vendas de carros em Portugal, atingindo os 112.550 automóveis, quando no mercado nacional, as vendas totais foram de cerca de 95 mil carros ligeiros.

Este desempenho só foi possível porque as vendas de automóveis em Portugal caíram cerca de 41% relativamente a 2011, um dos piores anos desde 1985, altura em que acabaram as contingentações na importação de carros.

Apesar disso, a Autoeuropa registou uma queda na produção de 15,4%, sendo assim a que mais contribuiu para a quebra total em Portugal por ser o ‘motor’ de toda a indústria automóvel no País.

Já a fábrica de Mangualde da Peugeot Citroen fechou o ano com uma quebra de 12,6% relativamente a 2011, com o fabrico de 43.940 carros comerciais e ligeiros.

A ACAP alerta também para o facto de que, pelo segundo ano consecutivo, registou-se um volume de produção superior ao de vendas, o que, desde que existe produção automóvel em Portugal, apenas tinha acontecido em 2011.

“Todavia, trata-se de situações distintas pois enquanto que em 2011 a produção aumentou e as vendas baixaram, já em 2012 ambas evidenciaram resultados negativos”, adianta o comunicado da associação.

Do total dos 163.561 veículos produzidos em Portugal em 2012, verificou-se que 97,8% se destinaram ao mercado externo e que, relativamente ao ano anterior, em 2012 as exportações de veículos automóveis baixaram 15,4%.

Quanto às exportações por mercados de destino, a ACAP adianta que 71,8% dos veículos “foram expedidos para a União Europeia, com a Alemanha e a França a ocuparem os primeiros lugares com 22,3% e 15,5% da produção exportada, respectivamente”.

O total da Europa absorveu 77,2% das exportações, a Ásia absorveu 17,7% (mais 6,6 pontos percentuais do que em 2011) e a América absorveu 3,6%.

Segundo a ACAP, o valor acumulado até final de Novembro de 2012 das exportações do sector da fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis representou 11,2% do valor total das exportações nacionais e registou uma taxa de cobertura das importações pelas exportações, em valor, de 119,3%, “a qual é bastante superior à taxa de cobertura para a totalidade da economia nacional (81,2%)”.

Fonte: NoticiasAoMinuto

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