A maioria dos depositantes portugueses tem no banco quantias inferiores a 100 mil euros. A notícia é avançada pelo Diário Económico, afirmando que apenas 1,2% dos clientes bancários fica fora do patamar de segurança estabelecido para a zona euro (100 mil euros). Ao todo, o número de depositantes nesta circunstância não ultrapassa os 197 mil.

Embora seja uma minoria, estes clientes são responsáveis por quase metade do dinheiro depositado nos bancos portugueses: 65 milhões de euros que equivalem a 41% do total depositado. Em média, cada um destes clientes tinha 332,5 mil euros no banco.

O jornal cita dados do último relatório de contas do Fundo de Garantia de Depósitos nacional, relativo a 2011. Caso a solução adoptada para o Chipre – de fixar nos 100 mil euros o patamar de garantia – fosse importada para o nosso país, seria sobre estes depositantes que recairia o maior peso: ao todo, o valor encaixado nos cofres públicos rondaria os 13,8 mil milhões de euros.

Vítor Gaspar já garantiu que o modelo desenhado para o Chipre não será replicado no nosso país. “O acordo alcançado para Chipre não é um modelo para outros países”, disse Gaspar, citado pelas agências de notícias.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários