Vítor Gaspar anunciou hoje que o Banco de Fomento alemão (KFW) está a estudar a criação de um apoio financeiro às empresas portuguesas através de uma linha de crédito criada para o efeito. 

No final de uma reunião com o homólogo Wolfgang Schaüble, onde pediu ajuda para a recta final do ajustamento, o ministro das Finanças português lembrou que as empresas nacionais precisam de voltar a ser competitivas na Europa.

Em conferência de imprensa, Gaspar explicou que “poderemos contar com a colaboração alemã”, sendo que “o KFW vai estudar a possibilidade de estender uma ajuda financeira às empresas portuguesas”.

Actualmente, esta instituição já presta uma colaboração técnica para a preparação dos trabalhos que vão levar à criação de um banco especializado no financiamento também em Portugal.

O ministro alemão lembrou, por seu lado, que “as autoridades alemãs estão disponíveis para ajudar”, deixando elogios ao ajustamento português. “Estou contente com o ajustamento português, apesar de não termos falado disso aqui”. Schaüble acrescentou ainda que, na generalidade, todos os programas estão a seguir o bom caminho: “até a Grécia está a fazer um bom trabalho, vimos implementar mais medidas do que estávamos à espera”, defendeu.

De qualquer forma lembra que o desemprego se mantém um problema preocupante e que “o combate ao desemprego é uma prioridade e não é só do governo português mas de toda a Europa.”

Gaspar também referiu que “temos em comum que o desemprego é uma prioridade muito grande. O futuro da uma União Europeia competente depende da capacidade de mobilizar gerações”

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários