A administração do Banco Madrid (BM), que na semana passada foi intervencionado pelo Banco de Espanha, apresentou insolvência esta segunda-feira e suspendeu a sua operação devido à fuga de depósitos verificada nos últimos dias.

De acordo com um comunicado colocado no site daquele banco de investimento, o pedido voluntário de protecção de credores surge depois da “forte deterioração da situação económica e financeira” do banco, após o banco-mãe do BM, a Banca Privada d’Andorra (BPA), ter sido colocada pelas autoridades norte-americanas na lista de instituições suspeitas de branqueamento de capitais.

“Os importantes levantamentos de fundos de clientes, derivadas das circunstâncias anteriores, a que a entidade teve de responder nos últimos dias, afectaram a sua capacidade de fazer frente ao cumprimento pontual das suas obrigações”, lê-se no documento.

Também o Banco de Espanha já se pronunciou. Em comunicado, o banco central recorda que os depósitos dos clientes do Banco de Madrid “estão garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos de Entidades de Crédito até um máximo de 100.000 euros por titular”, garantia que será cumprida logo que se cumpram os trâmites adequados, acrescenta.

A nova administração entendeu que, nesta situação, a insolvência e a interrupção da operação, até que o juiz responsável pelo processo se pronuncie, é a “única forma de assegurar um tratamento igual dos depositantes e demais credores” do BM.

Faz amanhã uma semana que o regulador espanhol anunciou a intervenção no BM, para “garantir a continuidade operativa” depois de o principado de Andorra ter nacionalizado no mesmo dia o BPA, que em 2011 comprou o BM. Dois dias depois foi a vez de o banco central do Panamá ter intervindo na filial local.

O relatório produzido pelas autoridades norte-americanas dá conta de suspeitas de que de três executivos do BPA facilitaram, em troca de comissões, transacções ligadas a organizações criminosas, em particular russas e chinesas.

De acordo com o relatório da Associação Espanhola de Banca, o activo do BM totalizava 1.770 milhões de euros em Setembro de 2014.

Fonte: Económico

Comentários

comentários