Mario Draghi anunciou esta quinta-feira que o banco central começará a adquirir obrigações soberanas em mercado secundário a partir da próxima segunda-feira.

Sem alterações nas taxas de juro nem na política de estímulos, as atenções dos investidores estão voltadas para os pormenores que o presidente do BCE possa adiantar sobre o “quantitative easing” que vai injectar, a partir desde mês, 60 mil milhões de euros mensais no sistema.

“Começaremos a adquirir em mercado secundário obrigações soberanas denominadas em euros a 9 de Março”, disse Mario Draghi na habitual conferência de imprensa posterior à reunião sobre definição de política monetária que, desta vez, decorreu em Chipre.

Esta intervenção vai perdurar até “assistirmos uma mudança sustentável no curso da inflação” e, pelo menos, até Setembro de 2016, explicou Draghi.

Mas as novas projecções do ‘staff’ do BCE mostram que até 2017 o objectivo de inflação num nível próximo mas abaixo de 2% não deve ser atingido.

As últimas estimativas – as anteriores projecções datavam de Dezembro – são contudo uma revisão em alta em termos de criação de riqueza. O PIB da zona euro deve crescer 1,5% este ano, 1,9% em 2016 e 2,1% no ano seguinte. Só melhorias face às anteriores previsões de 1% e 1,5%, respectivamente. Não eram até agora conhecidos números para 2017.

Fonte: Económico

Comentários

comentários