O BCP anunciou hoje ter chegado a acordo definitivo com o Piraeus Bank para vender o Millennium Bank, banco grego que pertence ao BCP, e para aumentar o seu capital naquela instituição.

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o BCP explica que estes acordos visam respeitar as “determinações do Banco Central da Grécia e do Fundo de Estabilidade Financeira Helénica para a reestruturação do sistema bancário grego e o fortalecimento da sua estabilidade financeira”.

Os termos dos acordos, cujas negociações decorriam desde 06 de Fevereiro, foram aprovados pelo Fundo de Estabilidade grego, e, embora ainda tenham de passar pelas respectivas entidades reguladoras, determinam que as transacções devem ser executadas até Junho.

Pela venda do Millennium Bank, o BCP terá a receber um milhão de euros, devendo depois investir 400 milhões num aumento de capital do Piraeus Bank, que é o segundo maior banco grego.

Até ao fecho da venda, o BCP terá de investir 400 milhões de euros no Millennium Bank grego, de acordo com as exigências do Banco Central da Grécia, valor que será reembolsado pelo Piraeus em duas tranches.

A primeira tranche, no valor de cerca de 650 milhões de euros, será paga na data de fecho da operação de venda, e a segunda, de aproximadamente 250 milhões de euros, no prazo de 6 meses.

O aumento de capital do BCP no Piraeus Bank será também alienado de forma faseada, após um prazo de seis meses.

Com estas transacções, o BCP sai em definitivo da Grécia, onde, após o sucesso inicial, não resistiu à conjuntura negativa que a Grécia atravessa (o país, tal como Portugal, está sob resgate financeiro internacional) e tem causado sucessivas dores de cabeça ao banco liderado por Nuno Amado.

Os resultados do BCP no ano passado e em 2011 foram fortemente castigados pelas imparidades (perdas potenciais) reconhecidas com a unidade grega.

Fonte: Sol

Comentários

comentários