O BCP está a negociar em exclusivo com o Piraeus a alienação do Millennium Bank, a instituição financeira que detém na Grécia.

De acordo com o comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais, a CMVM, o BCP confirma que, “no contexto da análise das diferentes alternativas anunciadas em relação à sua subsidiária grega, decidiu iniciar negociações, que actualmente têm carácter de exclusividade, com o Piraeus Bank”, no sentido de alienar o Millennium Bank.

De acordo com o BCP, as negociações estão a decorrer, mas “nenhuma decisão foi ainda tomada”.

O banco acrescenta ainda que, apesar das negociações, “nenhuma decisão foi ainda tomada por qualquer das partes, pelo que nenhuma decisão de investimento deve ser tomada com base na perspectiva sobre o desfecho destas negociações” e remete novas informações para mais tarde.

A unidade do BCP na Grécia teu causado sucessivas dores de cabeça à instituição financeira, que já há algum tempo tem mostrado interesse em sair daquele país.

Nos primeiros nove meses do ano, até Setembro, o BCP registou prejuízos de 796,3 milhões de euros, para que contribuíram mais de 500 milhões de euros reservados para perdas que podem vir a acontecer com a operação do banco na Grécia. Os resultados do total do ano de 2012 serão conhecidos esta sexta-feira.

Já em 2011 o banco apresentou um prejuízo de 786 milhões de euros. Então, o banco referiu os factores extraordinários que ascenderam a 972 milhões de euros, a grande fatia dos quais devido às imparidades (perdas potenciais) relacionadas com a Grécia.

Fonte: Público

Comentários

comentários