Mercado accionista europeu arranca com subidas ligeiras em dia de reunião de política monetária no Banco de Inglaterra e no BCE.

O índice português PSI 20 seguia pouco alterado – apreciava 0,12% para 6.144,40 pontos -, à semelhança das principais praças europeias. Nos primeiros minutos de negociação, o espanhol Ibex 35 destoava com uma subida superior a 1%. No mercado cambial o euro avançava 0,24% para 1,3555 dólares numa altura em que o barril de ‘brent’ era transaccionado nos 116,91 dólares.

Nas últimas semanas têm sido os resultados empresariais a dominar a atenção dos investidores. Mas hoje são as reuniões sobre definição de política monetária do Banco de Inglaterra e do Banco Central Europeu (BCE) que estão em primeiro plano, bem como o arranque do Conselho Europeu. Todos os economistas sondados pela Bloomberg esperam que Draghi mantenha a taxa refi em 0,75% e que Mervyn King não altere o ‘target’ do programa compra de activos lançado para estimular a economia britânica.

“Os investidores revelam alguma cautela antes da reunião do BCE, nomeadamente por causa da crise política europeia”, escreveu Stan Shamu, da IG Markets, numa nota enviada por e-mail, referindo-se ao caso de corrupção que abala o partido de Mariano Rajoy e ao aproximar das eleições italianas.

Por Lisboa a banca seguia sem tendência definida com o BES a recuperar das perdas de ontem e o BCP inalterado nos 0,107 euros. O banco liderado por Nuno Amado apresenta contas amanhã e ontem confirmou estar a negociar a venda da sua unidade na Grécia, que tem penalizado os resultados nos últimos trimestres.

Nos pesos-pesados, a EDP ganhava 0,13% para 2,39 euros, a PT subia 0,65% para 4,17 euros e a Galp também estava em terreno positivo ao avançar 0,8% para 11,94 euros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários