Comissão Europeia acredita que o Governo português vai ser capaz de encontrar medidas para compensar chumbo do Constitucional.

Bruxelas afastou a possibilidade de Portugal renegociar o seu resgate financeiro, optando, ao invés, por manifestar a sua confiança em relação à capacidade de o Governo liderado por Passos Coelho encontrar alternativas para compensar o chumbo de quatro normas do Orçamento do Estado pelo Tribunal Constitucional avaliadas em 1.300 milhões de euros.

“Qualquer desvio face aos objectivos do programa, ou a sua renegociação, vai neutralizar os esforços já realizados e alcançados pelos cidadãos portugueses, nomeadamente a subida da confiança dos investidores em Portugal, e vai prolongar as dificuldades do ajustamento”, referiu a Comissão Europeia, um dos parceiros da ‘troika’ no empréstimo a Portugal, num comunicado divulgado ontem à noite.

Os responsáveis europeus mostraram-se confiantes de que o Governo português vai “conseguir identificar as medidas necessárias a adoptar no orçamento para 2013 de forma a que respeite os objectivos orçamentais revistos a pedido do Governo e apoiado na sétima avaliação da ‘troika'”.

Bruxelas apelou ainda à união das instituições políticas portugueses no seu apoio à execução do programa, um elemento essencial para facilitar uma decisão quanto à extensão das maturidades dos empréstimos ao País, no âmbito do resgate financeiro pedido em 2011.

Fonte: Económico

Comentários

comentários