Dois dos investidores mais famosos do mundo revelaram perspectivas completamente diferentes para abordarem o mercado.

Um tem a alcunha de Rei e outro a de Oráculo. Bill Gross e Warren Buffett são dois dos maiores investidores da História, mas actualmente têm visões distintas sobre a forma de triunfar nos mercados.

Bill Gross, o Rei das Obrigações, anda desde o início da crise financeira a avisar que os investidores se têm de preparar para uma nova era, a do “novo normal”, caracterizada por crescimentos económicos fracos que levam a retornos muito moderados nos mercados. Uma das maiores preocupações do gestor da PIMCO é sobre a economia norte-americana. “Não antevemos um crescimento real acima de 2% no futuro”, referiu citado pela Bloomberg.

Mas as preocupações de Gross não aparentam assustar Warren Buffet. Segundo a Bloomberg, o Oráculo de Omaha referiu este fim-de-semana na Assembleia-Geral da sua empresa, a Berkshire Hathatway, que não lhe faz “qualquer diferença sobre o que Gross pensa sobre o futuro”. E, contrariamente às visões pessimistas de Gross, defendeu que “tem um sentimento geral de que a América continuará a funcionar bem”. E deu a mesma receita que o levou a ser um dos homens mais ricos do mundo. “Acho que as pessoas se irão dar muito bem se detiverem bons negócios e se não tiverem pago muito por esses negócios”.

Num cenário em que as taxas de juro dos bancos centrais estão em mínimos para fazer face aos problemas económicos, Buffett referiu que “tem pena das pessoas” que investem em obrigações. É que em cenários de taxas de juro baixas, as obrigações são um dos activos que mais sofrem em termos de rendibilidade. As taxas da dívida governamental dos EUA, por exemplo, estão perto de mínimos. Já o juro pago pelas obrigações empresariais dos EUA atingiu um mínimo de 3,5%. A média da última década é de 5,87%.

Essa é uma das razões para o Oráculo não querer investir nestes activos. A Apple, por exemplo, avançou com a maior emissão de dívida da história dos EUA. Mas Buffett referiu que não participou nessa emissão e que “não irá comprar obrigações empresariais de qualquer tipo. Não a estes preços”.

Apesar das diferentes abordagens aos mercados, tanto Buffett como Gross aparentam continuar a dar cartas no mercado. As acções da ‘holding’ liderada pelo Oráculo de Omaha avançaram 17,5% no ano passado e atingiram recentemente máximos históricos, enquanto o fundo liderado pelo Rei das Obrigações, o PIMCO Total Return, ganhou 10,4%em 2012, batendo 95% dos produtos concorrentes.

No primeiro trimestre deste ano, a ‘holding’ liderada por Buffett apresentou um crescimento homólogo do lucro de 51% para 4,89 mil milhões de dólares. Só nos últimos dois anos a carteira de acções da empresa cresceu 54% para 97,2 mil milhões de dólares.

Fonte: Económico

Comentários

comentários