No próximo ano, o Estado terá de desembolsar 7,8 mil milhões de euros em juros. Cada português pagará 732 euros.

Cada português irá pagar, em média, 732 euros só em juros da dívida no próximo ano. Este valor representa um aumento, em termos anuais, de quase 8%, e recuando ao período anterior ao programa de ajustamento (2010) o valor dispara mais de 56%.

As contas feitas esta quarta-feira pelo “DN”, com base nos dados actualizados da Comissão Europeia, concluem assim que cada família portuguesa irá pagar mais de 1.900 euros em 2014 para suportar os juros da dívida pública, que ascenderão aos 7,8 mil milhões de euros.

Estes números, prossegue o mesmo jornal, levaram o Governo a pedir condições mais flexíveis aos membros da troika, de forma a aliviar a condução da política orçamental nos próximos anos. Em causa está o pedido de mais um ano para a diminuição do défice e um prazo mais prolongado para amortizar o capital da dívida.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disseram que deverá haver alguma “flexibilização” não no pagamento dos juros mas nas amortizações do empréstimo da troika.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários