Embora haja uma melhoria da percepção do papel da Grécia na união monetária este ano, o Citigroup continua a considerar que há um elevado risco do país abandonar o euro nos próximos anos.

O Citigroup já não vê a Grécia fora do euro este ano. O cenário base estabelecido pelo banco de investimento já não tem como hipótese o abandono do país do sul da Europa da união monetária em 2013, como acontecia em versões anteriores.

Em Julho de 2012, o economista-chefe do Citi, Willem Buiter, escrevia que havia uma probabilidade de 90% de a Grécia abandonar a Zona Euro num prazo de 12 a 18 meses. Na altura, o valor superou as anteriores hipóteses da casa de investimento, que apontava para 50%, depois das eleições helénicas, onde a expectativa era de que o novo governo não iria conseguir implementar as medidas de austeridade necessárias para consolidar as finanças de Atenas.

Ainda com as questões em torno de Chipre e das polémicas em torno da taxa sobre os depósitos, o Citi voltou a afirmar esta probabilidade de 90% para um abandono da Grécia da Zona Euro.

Contudo, nas últimas semanas, a nação tem sentido uma melhoria da percepção de risco nos mercados – visível até com a descida das taxas de juro associadas às obrigações gregas a 10 anos abaixo da fasquia dos 10% (uma rendibilidade ainda elevada mas bastante inferior às “yields” proibitivas que chegaram a ser exigidas pelos investidores).

Assim, esta quarta-feira, 22 de Maio, o Citi emite uma nota, citada pela agência Bloomberg, que sublinha esta posição de que a saída da Grécia do euro já não faz parte do cenário base da unidade de investimento para o presente ano.

Apesar disso, o país enfrenta ainda um elevado risco de abandonar a união monetária nos próximos anos.

Em sentido inverso, o mesmo documento indica, igualmente com base em informações avançadas pela agência Bloomberg, que a Irlanda poderá passar a ter avaliação com uma classificação de investimento (saindo do grau de “lixo” ou de activo especulativo) por parte da agência Moody’s ainda este ano.

Grécia em “road-show” com empresas cotadas

Num momento em que a Portugal e Irlanda tentam marcar o passo para um regresso pleno aos mercados, a Grécia também está a tentar mostrar-se ao mundo financeiro.

O presidente da bolsa de Atenas, Socrates Lazaridis, afirmou, segundo a agência estatal ANA, que há vários investidores estrangeiros internacionais interessados em participar num fórum de investimento de empresas gregas em Nova Iorque.

De acordo com Lazaridis, também alguns fundos de investimento pediram mais informações sobre as companhias helénicas. A 5 e 6 de Junho, estarão reunidas 28 empresas cotadas gregas na cidade norte-americana, o que representa uma subida face às 15 que participaram no “road-show” do ano passado.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários