Ter experiência profissional numa PME e escolher bem a equipa são algumas das condições para o sucesso, diz Vera Rocha, uma das vencedoras do prémio Simões Lopes, Melhor Tese de Doutoramento.

Quem são os empreendedores com mais probabilidade de vencer? Que factores ajudam a garantir o seu sucesso? Estas foram algumas das questões de partida da tese de doutoramento da investigadora Vera Barros Rocha, uma das vencedoras do prémio Simões Lopes, melhor tese de doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais, uma iniciativa da Ordem dos Economistas, em parceria com o Económico e a PwC. As conclusões foram tiradas pela investigadora depois de analisar as bases de dados de 157 mil casos de empreendedores que lançaram a sua empresa entre 1992 e 2007. “A heterogeneidade dos empreendedores como factor explicativo do seu sucesso” é o tema principal desta investigação.

1.Experiência de trabalho em PME é importante 
“O capital humano e toda a experiência acumulada no mercado de trabalho e na indústria” são decisivos para garantir o sucesso dos negócios criados por empreendedores, diz Vera Barros Rocha. E parece ser mais fácil lançar um projecto depois de “trabalhar em Pequenas e Médias Empresas”. Porque essa experiência garante “a possibilidade de fazer uma grande variedade de tarefas”. O que produz empreendedores propensos a lançar negócios “com mais probabilidade de vencer”. Porque “quem trabalha numa grande empresa tem perspectivas de progredir na carreira” e habitualmente não sai para lançar o próprio negócio.

2.Desempregados de curta duração têm mais probabilidades de sucesso
Quem lança um negócio até um ano depois de ficar desempregado “também tem maior taxa de sucesso”. “Estes empreendedores que criam as empresas de forma mais reactiva revelam-se mais resilientes”. O estudo revela que os desempregados de curta duração “não olham para o empreendedorismo como uma experiência temporária, nem são os mais propensos a falhar”. Mas já no caso dos desempregados de longa duração “talvez o empreendedorismo seja visto como a última oportunidade” o que pode gerar mais insucesso.

3.Garantir apoio nos primeiros anos é factor de sucesso
Seja o desempregado que pede a totalidade do subsídio para lançar a sua empresa ou não, há que garantir o “acompanhamento durante os primeiros tempos de vida da empresa. Se o trabalhador não for acompanhado isso pode ter consequências irreversíveis como o falhar da empresa”.

4.Escolher as pessoas certas para a equipa inicial 
“O ‘mix’ entre o empreendedor e a equipa de trabalhadores parece ser um dos factores mais importantes para assegurar a sobrevivência da empresa”, sublinha a investigadora. A escolha certa dos primeiros trabalhadores é decisiva e tem efeitos de longo prazo. Depois “quanto maior a escolaridade maior é a probabilidade de sucesso”.

5.Não lançar a empresa sozinho
Os empreendedores que “avançam sozinhos têm mais propensão para falhar”, conclui a investigadora. “Partilhar Capital Humano, recursos financeiros e ‘know how’ é determinante para o sucesso”, acrescenta.

6.Mulheres que trabalharem em empresas lideradas por executivas empreendem mais
“Porque não hei-de lançar o meu negócio?” Executivas que trabalhem em empresas lideradas por mulheres são mais propensas a lançar o seu negócio. Porque olham para as suas líderes como ‘role models’ e exemplos a seguir, explica Vera Barros Rocha.

Fonte: Económico

Comentários

comentários