As marcas próprias, que pertencem às empresas de distribuição, vão ser avaliadas pela primeira vez pelos consumidores em Portugal, com as melhores a obterem um certificado “Selecção”, disse à Lusa o consultor do projecto José António Rosseau.

Em declarações à Lusa, José António Rosseau, ex-director geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) adiantou que esta “é a primeira certificação que diz respeito à marca própria dos distribuidores”, o que consiste num “grande factor de inovação”.

Rosseau, que lidera este projecto que foi apresentado pela empresa Top Test na feira Alimentaria, em Lisboa, explicou que todas as avaliações que existiam até agora visavam apenas as marcas dos fabricantes.

“Esta iniciativa visa precisamente abrir o espaço, permitindo às marcas dos distribuidores serem apreciados por painéis de consumidores e serem certificados”, podendo utilizar o título “Selecção” durante um ano.

A avaliação será sobre as áreas alimentar, produtos de higiene e limpeza e beleza e cosmética.

“São estes três grupos que vão a concurso”, adiantou José António Rosseau, explicando que as empresas de distribuição – entre hipermercados, supermercados, entre outros – é que escolhem os produtos que vão concorrer.

A avaliação é feita por painéis de consumidores, os quais são escolhidos por empresas especializadas contratadas pela Top Test e que definem as amostras.

“Os consumidores fazem provas cegas e analisam os produtos, classificando-os de 0 a 10 e o melhor classificado será atribuído com o prémio”, disse, adiantando que a Top Test apresentou pela “primeira vez ai público” este projecto na Alimentaria, feira que decorre até quarta-feira

“Esta certificação vai arrancar no final deste mês. Já houve reuniões preparatórias, todos os elementos estão definidos e aprovados para que as empresas possam começar a apresentar os produtos”.

Questionado sobre as expectativas de adesão das empresas distribuidoras, José António Rosseau disse que estas “são elevadas”.

Todos os “contactos preliminares” com as empresas do sector “foram muito positivos. Esta ideia é original, inovadora e dirige-se a um mercado que não tinha angariado até agora este tipo de certificação”.

Rosseau salientou a evolução das marcas desenvolvidas pela distribuição, sublinhando que em Portugal o “mercado está amadurecido”.

Isto porque “já tem uma segmentação muito grande. Hoje em dia já há uma marca própria premium, média ou de primeiro preço. Há também reconhecimento por parte dos consumidores da qualidade” destes produtos.

“Com esta maturidade de mercado estão reunidas as condições para certificar” as marcas próprias, concluiu.

A certificação “Selecção” é exclusiva para produtos de marcas de distribuição de hipermercados, supermercados, ‘hard discount’, grossistas e pequeno retalho.

A Top Test é uma empresa portuguesa, com participação accionista da Produto do Ano, uma empresa com mais de 25 anos de experiência e presente em 40 países. A Top Test pretende lançar a certificação “Selecção” em Espanha, Alemanha e Brasil até ao final de 2013.

Fonte: Sol

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