Os bancos concederam 3.920 milhões de euros de créditos para empresas e famílias, no último mês do primeiro semestre. Este valor representa um aumento face a Maio, mas ficou mais de 20% abaixo do registado em Junho de 2014.

A banca está a dar mais crédito. Em Junho, de acordo com os dados do Banco de Portugal, as instituições financeiras concederam um total de 3.920 milhões de euros em financiamento para empresas e famílias. Face ao mês anterior, este valor representa um aumento, tanto para as família, como para as empresas, mas a análise face ao período homólogo revela uma quebra acentuada no que respeita aos novos empréstimos destinados às empresas.

O valor concedido no último mês do primeiro semestre compara positivamente com os 3.491 milhões de euros concedidos pelas instituições financeiras em Maio. Este valor representa um aumento de 12%, que fez de Junho o melhor mês na concessão de financiamento à economia desde Dezembro de 2014, revelam os dados do regulador do sector financeiro. A concessão de crédito subiu em 12,4% nas empresas para 3.109 milhões e em 11,9% nas famílias para 811 milhões.

A leitura é positiva na análise em cadeia, mas acaba por ser negativa na comparação homóloga. Face ao mesmo período do ano passado, os dados mostram uma quebra de 22% no financiamento à economia (em Junho de 2014 tinham sido concedidos 5.013 milhões de euros). Este resultado reflecte, essencialmente, a quebra no crédito para as empresas, que caiu 29,6%. Nas famílias subiu em 35,4%.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários