Companhia de seguros espanhola aponta para melhoria de desempenho de alguns sectores de actividade no mercado ibérico.

As previsões de desempenho da indústria química e de actividades ligadas a bens de consumo duráveis (como electrodomésticos, carros, casas ou móveis) melhoraram em Fevereiro, segundo as perspectivas divulgadas esta segunda-feira pela companhia de seguros Crédito y Caución, que analisou 14 sectores de actividade em 34 mercados.

Para a maioria dos sectores de actividade em Portugal, porém, as perspectivas continuam a ser desfavoráveis ou mesmo desaconselhadas pelos analistas de risco da companhia de seguros.

Numa escala de cinco níveis (previsão de desempenho excelente, bom, favorável, desfavorável ou desaconselhado), apenas para o sector da alimentação é previsto um bom desempenho.

Para a agricultura, indústria química, consumo durável, maquinaria e serviços é previsto um desempenho favorável, enquanto para os sectores dos transportes, electrónica, serviços financeiros, metalurgia e papel é apontado um desempenho desfavorável.

Os sectores da construção, aço e têxtil estão no último nível de escala da Crédito y Caución, com uma previsão de comportamento desaconselhada, o que a companhia de seguros explica com o “ambiente de crescente concorrência global”.

No conjunto dos 34 países, a maioria dos quais europeus, houve 22 alterações face às previsões do final do ano passado: 13 foram agravamentos e nove melhorias. A fraca procura mundial está a afectar tanto a Europa como a Ásia e a América. O mercado ibérico, consideram os analistas da Crédito y Caución, “apresenta boas previsões face ao desempenho de alguns sectores”.

As perspectivas foram realizadas por analistas de risco “que avaliam directamente o risco associado às empresas em cada mercado quando um dos membros da empresa quer fechar um negócio”.

Fonte: Público

Comentários

comentários