O banco central russo vai injectar até 30 mil milhões de rublos (437,6 milhões de euros) para impedir a falência do banco Trust, anunciou esta segunda-feira a autoridade monetária de Moscovo em comunicado citado pela Reuters.

Esta é a primeira intervenção num banco de média dimensão durante a crise de desvalorização do rublo, potenciada pela queda dos preços do petróleo e pelo impacto das sanções económicas ocidentais em virtude da tensão com a Ucrânia.

De acordo com a Reuters, a agência de segurança de depósitos do banco central, a quem cabe a gestão de crise no sector financeiro, vai passar a supervisionar directamente o Trust já a partir de hoje.

O banco central deverá em breve indicar um investidor (que poderá ser um dos maiores bancos russos) para resgatar o Trust.

Criado em 1995, o banco está presente com 253 agências em 160 cidades de 65 regiões do país, de acordo com o site da instituição financeira. É ainda um dos maiores emissores de cartões de pagamentos da Rússia e o 16.º maior em termos de depósitos e a 28.º maior no ranking de activos.

Segundo o Wall Street Journal, o banco desenvolveu a sua actividade nos últimos anos muito concentrado no crédito ao consumo, actividade que abrandou com a revisão em baixa das perspectivas económicas no país, levando a um aumento do crédito malparado no sector bancário.

O banco – a quem o actor Bruce Willis chegou a emprestar a cara numa campanha de publicidade – está a remunerar depósitos em rublos a uma taxa anual que pode ir até aos 21% e até 8% no caso das contas denominadas em moeda estrangeira.

Dois ministros chineses terão entretanto manifestado a disponibilidade de Pequim para ajudar Moscovo a estabilizar a sua divisa, sobretudo activando a troca de divisas entre os dois países ou aumentando o uso da moeda chinesa nas trocas comerciais com as empresas russa.

O rublo segue a apreciar 6,6%, para os 0,0181 dólares.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários