O economista e ex-ministro Daniel Bessa afirmou hoje que “o maior problema de todos” em Portugal “é o da Segurança Social”, comparando aquela entidade a um “esquema piramidal” ao estilo “Dona Branca”.

“A Segurança Social foi uma coisa muito parecida [aos esquemas piramidais e Dona Branca]. Encarregou-se de distribuir pelos que estão dentro o dinheiro dos que estão a chegar”, disse o director da COTEC Portugal, durante um debate sobre “Funções do Estado”, que decorreu hoje na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Para Daniel Bessa, de entre todas as funções do Estado, “o problema maior de todos é o da Segurança Social” que “está prisioneira de pagar aos velhos aquilo que lhe for levado pelos novos”. “Essa é a situação mais difícil de todas”, sustentou o economista, para quem Portugal estará “desgraçado” se “transportar para dentro do Orçamento de Estado este problema”.

O debate contou ainda com a participação do economista Jorge Bateira para quem o actual governo “vai ter de sair” porque “não se imagina que ele possa fazer outro tipo de política” além da actual, que “é um fracasso”.

“Não me parece que a saída deste governo venha alguma vez a ser patrocinada pelo Presidente da República”, assinalou, um dia após o Conselho de Estado.

Segundo o professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, “vai ter que haver muita contestação social, muita pressão de vários lados, para que em dado momento se consiga alguma ruptura no governo”. “Quem sabe se calhar a ruptura venha do interior do próprio governo”, sublinhou.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários